19 de Março, 2024

Praça das Redes

Jornalismo cidadão | Redes e Comunidades

Vida e morte do DLBC (3) – Como se trabalha em rede?

A dinâmica central do trabalho em rede é a interacção entre membros da própria rede para a acção. Agir de forma colaborativa para ter melhores resultados, aprender mutuamente e desenvolver competências colectivas.

Neste domínio a auto-organização é essencial e as relações democráticas determinantes.

Três casoa de PROCESSOS COLABORATIVOS no trabalho em rede impulsionados com membros da rede DLBC.

MEMBROS DA REDE DLBC LISBOA AUTO-ORGANIZADOS EM TORNO DE PROJECTOS – projectos europeus

O CASO DO PROJECTO URGENT

Como teve início?

O CONVITE À PARTICIPAÇÃO

CONVITE ENVIADO AOS MEMBROS DA REDE DLBC A 11 DE AGOSTO DE 2016
O Projecto URGENT que decorre com o apoio do Programa Europeu EUROPA PARA OS CIDADÃOS e é coordenado pela ALDA – ASSOCIAÇÃO EUROPEIA PARA A DEMOCRACIA LOCAL depois de uma primeira reunião em ESTRASBURGO na qual participaram três entidades membros da REDE DLBC Lisboa : a Câmara Municipal de Lisboa, o CEPAC  e o Centro Interculturacidade vai agora avançar para uma fase de concretização de alguns objectivos que desejamos partilhar com TODOS OS MEMBROS DA REDE com interesse e prática nas áreas das MIGRAÇÕES, REFUGIADOS E IMIGRAÇÃO.

O Programa vai sobretudo servir para uma partilha a nível europeu relacionada com as práticas e as orientações visando a promoção de estratégias inclusivas  e cidadãs na acção com os migrantes.

VIMOS CONVIDAR  todos os membros da Rede com estes interesses e ligações para uma REUNIÃO DE MEMBROS DA REDE DLBC LISBOA que se realiza no dia 15 de Março de 2017 `entre as 14h30 e as 16h30 no CAT – Centro de Acolhimento Temporário de Refugiados de Lisboa, na Quinta das Camélias – no cruzamento da Alameda das Linhas de Torres com a Avenida Rainha D. Leonor.

Para aceder à documentação do projecto podem consultar a pasta do DRIVE https://drive.google.com/drive/folders/0B0WfDIElNHgVQVFjTjRJUHkwOEE?usp=sharing
Para esclarecimentos e outras informações podem dirigir-se a valentimribeiro@gmail.com.

CONTAMOS CONSIGO no dia 15!
Até lá
Carlos Ribeiro
Caixa de Mitos | Redes na Rede
(quinta-feira, 11 de Agosto de 2016 às 01:26:45 UTC+1, Carlos Ribeiro escreveu)

Quem está a participar?

CEPAC – Centro Padre António Correia

Câmara Municipal de Lisboa – CATR

Centro Interculturacidade

Caixa de Mitos

CPR – Centro Português para os Refugiados

Cruz Vermelha Portuguesa

Fundação Aga khan – K´Cidade

ALCC – Associação Lusofonia Cultura e Cidadania

EPAR

Culturfaceis

Teatro Umano

PROSAUDESC

Rede de Jovens Para a Igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres

O Grupo Coordenador é constituído pelo CEPAC, pela CML (CATR,) pelo Centro Interculturacidade e pela Caixa de Mitos.

Quais foram as últimas decisões tomadas neste quadro de REDE e de AUTO-ORGANIZAÇÃO (18 de Outubro no CATR)?

  • Concretizar o Plano de ação Local através das Oficinas do Mundo
  • Participar na próxima reunião do projecto em MOSTAR na Bósnia com 3 representantes da Rede URGENT que desenvolvam as acções das Oficinas do Mundo na Ameixoeira e na zona de S.Bento/Poço dos Negros.
  • Estabelecer as ligações operacionais com o Plano Municipal de Integração de Imigrantes de Lisboa.
  • Dinamizar o site do projecto com a participação dos membros da Rede migrantesecidades.pt

Um segundo CASO

MEMBROS DA REDE DLBC LISBOA AUTO-ORGANIZADOS EM TORNO DE PROJECTOS

O CASO DO PROJECTO – WISE

 

Caros membros da Direcção e dos restantes Órgãos Sociais da Rede DLBC Lisboa

Dando continuidade aos esforços colectivos de muitos membros da REDE DLBC Lisboa para que exista um funcionamento em REDE, colabotrativo e de aprendizagem mútua e se dinamizem projectos  com interesse para as diversas organizações da REDE, venho informar que o projecto europeu WISE, cuja candidatura foi apresentada pela ALDA – Associação Europeia para a Democracia Local e que envolve uma REDE de CIDADES europeias FOI APROVADO (ver lista anexa) sendo a REDE DLBC Lisboa o parceiro nacional.

Anexo textos de informação. Brevemente será divulgado o projecto na sua totalidade e será realizado o APELO À PARTICIPAÇÃO NA REDE WISE-EUROPA  para que seja constituída a Rede do Projecto e sejam definidas as bases da sua AUTO-ORGANIZAÇÃO.

Entretanto fico à disposição para todo e qualquer outro esclarecimento.

Carlos Ribeiro
Caisxa de Mitos
Membros da Direcção da Rede DLBC Lisboa


Um terceiro CASO

MEMBROS DA REDE DLBC LISBOA AUTO-ORGANIZADOS EM TORNO DE PROJECTO

O CASO DO PROJECTO

Volunteer Management in Europe’s Youth Sector

COMUNICAÇÃO ENVIADA QUE DÁ NOTA DO PROCESSO COLABORATIVO E AUTO-ORGANIZADO, com a coordenação da Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade entre homens e mulhers.

Cara Catarina

Vice-Presidente

Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens

Caros restantes membros desta parceria, membros da Rede DLBC Lisboa

Foi com imenso prazer que recebi a informação da aprovação do projecto projeto Erasmus+ de capacity building, “Volunteer Management in Europe’s Youth Sector” que vai proporcionar novas oportunidades a vários membros da rede DLBC Lisboa que tiveram o sentido de cooperação e de partilhar riscos e trabalho neste processo de candidatura com outras organizações europeias.

O convite de organizações dos Balkans membros da ALDA – Associação Europeia para a Democracia Local que oportunamente divulguei na Rede DLBC Lisboa foi acolhido pela  Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, pela Lusofonia Luso, pela CulturFACE – Associação Cultural para Desenvolvimento e pela A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida” que agora irão desenvolver o projecto em cooperação.

Julgo ser mais um bom exemplo da cooperação entre membros da Rede DLBC Lisboa que partilham interesses e motivações em área muito específicas (aqui a gestão do voluntariado no sector da Juventude)  e que consideram a rede como um espaço de DESENVOLVIMENTO E DE COOPERAÇÃO  e não apenas como um agrupamento de entidades para “usufruir de fundos públicos”.

Fico à disposição para, como membro da Direcção da Rede DLBC, para colaborar no que for conveniente com a toda a parceria e ainda com a entidade sua representante a Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens.

Cordiais saudações

Carlos Ribeiro

Caixa de Mitos

Membro da Rede DLBC Lisboa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © CAIXA MÉDIA | All rights reserved. | Newsphere by AF themes.