A PRAÇA

A Praça dá voz a redes, a organizações e a pessoas com ideias e iniciativa.  Valoriza as parcerias e os projectos que visam um desenvolvimento mais sustentável e mais solidário. Para além de site de notícias surge também como  portal de acesso a inúmeras redes, europeias, nacionais e locais.

Informação . ideias . Iniciativas jornalismo cidadão . redes e comunidades de prática. repórteres sociais . opinião

REDE DLBC: Fórum da Cidadania em Gouveia, devagar que temos pressa.

Realizou-se ontem dia 12 de Dezembro, na Biblioteca Virgílio Ferreira, em Gouveia, o Fórum da Cidadania a partir do tema “Ardeu. E Agora?”, uma excelente iniciativa do GAF – Grupo Aprender em Festa, do CERVAS e do Município de Gouveia para debater e organizar acções relacionadas com o pós-incêndios. Importa valorizar a dinâmica de entidades que nos respectivos territórios desenvolvem processos de cooperação e de interacção entre os diversos parceiros locais, sem omitir as tensões e as visões diferenciadas, mas com uma perspectiva clara de servir as populações e o território com acções convergentes.
Muitos assuntos foram abordados e as opiniões muito diversas sobre assuntos tão exigentes como é o caso das ZIP, da gestão do Parque Natural, do solo existente ou até não-existente, as zonas maioritariamente privadas da floresta, o abandono do mundo rural e o números de pessoas que vievem sozinhas e isoladas, foram a base para um debate particularmente vivo.
Algumas iniciativas foram sugeridas em resultado dos debates e das propostas adiantadas: mapeamento das responsabilidades no território em matéria de floresta; organização colaborativa e directa da venda da matéria queimada pelos incências, apoio às actividades que terão lugar em Folgosinho no Sábado 16 de Dezembro e outras iniciativas que o grupo coordenador (GAF, CERVAS e Município poderão sistematizar e apontar a curto prazo).
CR/13 de Dezembro de 2017
Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *