Racionalidades e dinâmicas em espaço rural, escritos em homenagem a Fernando Baptista

A publicação de um livro com 462 páginas, com 29 autores e 24 artigos, científicos na maior dos casos, mas também de natureza mais personalizada e humana (sobre acontecimentos vividos pelos próprios) marcou a homenagem a Fernando Oliveira Baptista realizada no ISA. No evento presenciado por mais de uma centena de convidados foi destacada a importância que o professor catedrático teve nas vidas e nos percursos profissionais de muitos dos presentes.

Trabalhei (Carlos Ribeiro) com Oliveira Baptista, no ISA, numa Equipa de Estudo sobre Dinâmicas rurais e políticas públicas, tendo uma função de co-coordenador com o professor, com o a missão de apoiar a reformulação das metodologias tradicionais ou tidas por convencionais que dominavam naquele período o sistema científico e técnico de produção de estudos territoriais.

Fernando Baptista estabeleceu ma regra que não sofreu quaisquer contestação:  o ponto de partida de toda a actividade de estudo seria o contacto directo com os territórios em análise. Fixado o quadro de intervenção mínimo, a abertura face a novas propostas de investigação-acção foi surpreendente. Infelizmente não foi possível fazer o percurso do estudo até ao final com a equipa estabelecida, mas ficou a aprendizagem em muitos domínios e sobretudo um sentimento de amizade que perdura, para além dos estudos e do trabalho de investigação

Carlos Ribeiro, 30 de maio de 2108

 

 

Please follow and like us:

Faça o primeiro comentário a "Racionalidades e dinâmicas em espaço rural, escritos em homenagem a Fernando Baptista"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*