A PRAÇA

A Praça dá voz a redes, a organizações e a pessoas com ideias e iniciativa.  Valoriza as parcerias e os projectos que visam um desenvolvimento mais sustentável e mais solidário. Para além de site de notícias surge também como  portal de acesso a inúmeras redes, europeias, nacionais e locais.

Informação . ideias . Iniciativas jornalismo cidadão . redes e comunidades de prática. repórteres sociais . opinião

Uma combinação criativa e inteligente.

A propósito do Dia Internacional da literacia. Debate no ESBN´s Speakers´Corner – EPALE.
Quando falamos das barreiras que encontramos na acção local para que exista uma maior e melhor educação de adultos temos que equacionar de forma clara que se as iniciativas não forem ao encontro das necessidades concretas, dos interesses imediatos e das motivações explícitas dos adultos, dificilmente elas terão sucesso. Mas a simples satisfação dos interesses individuais e participações em lógicas totalmente individualistas não se traduzem em real eficácia, isto no plano do sistema e do desenvolvimento. Situações pontuais e isoladas de participação e de envolvimento não podem ser consideradas referencias de sucesso. A educação de adultos tem que decorrer no registo da educação permenente se pretender contribuir para o desenvolvimento social.
É aqui que se impõe a introdução de objectivos colectivos e consequentemente uma abordagem colaborativa entre os participantes que os faça viver dinâmicas de auto-organização e que estabeleça uma ligação entre os interesses individuais e os interesses colectivos da comunidade.
Muitas vezes confunde-se a abordagem cidadã na educação de adultos com cursos de cidadania. Nada de mais errado. O que importa é co-construir, com os potenciais adultos participantes nas iniciativas locais essa combinação criativa e inteligente entre o individual e o comunitário.
Ultrapassar as barreiras. Esta abordagem fundamental seria, em atletismo, numa corrida de 110m barreias, a primeira, aquela que os atletas enfrentam logo após o sinal de partida.

Carlos Ribeiro – Embaixador da EPALE para a educação de adultos informal e não – formal

7 de setembro de 2018

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *