29 de Março, 2024

Praça das Redes

Jornalismo cidadão | Redes e Comunidades

Encontro “Carreiras e trajetórias profissionais: desafios e novas perspectivas”

Está agendado para dia 5 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa (Praça das Indústrias – à Junqueira), o ENCONTRO “Carreiras e trajetórias profissionais: desafios e novas perspectivas”organizado pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (na qualidade de serviço nacional de apoio da Plataforma Eletrónica para a Educação de Adultos na Europa – EPALE), numa parceria com a Fundação AIP, no âmbito da Futurália 2019, o encontro pretende ainda assinalar a abertura, em Portugal, da III Semana Europeia da Formação Profissional (de 5 a 9 de novembro).

A Caixa de Mitos (Carlos Ribeiro) dinamizará um dos workshops da tarde em dupla com a Rede Valorizar dos Açores (Acir Meireles).

Encontro “Carreiras e trajetórias profissionais: desafios e novas perspetivas”

Data:5 de novembro

Local:Centro de Congressos de Lisboa (Praça das Indústrias, Lisboa)

CONTEXTO 

O mundo do trabalho está a transformar-se profundamente e a uma velocidade vertiginosa, em razão do funcionamento integrado de uma nova geração de tecnologias digitais (internet das coisas, Big Data, realidade aumentada, robótica avançada,…), ligando o mundo físico ao espaço virtual. Muda o “tempo e o modo” como pensamos, aprendemos, trabalhamos, competimos, concebemos, distribuímos e acedemos aos bens e serviços. Acresce o desafio datransição energética associada à descarbonização das economias, onde a problemática das alterações climáticas e a forma de lhes fazer face é também um tema central. Uma parte significativa dos atuais postos de trabalho poderão estar em risco com a automação. A maioria dos que permanecem irão mudar radicalmente. Novas profissões estão a emergir e muitas outras que é difícil imaginar vão surgir nas próximas décadas.

Preparar as pessoas e as empresas para mutações profundas, porventura radicais devido à conjugação de vários fatores, como a velocidade, a escala, a imprevisibilidade da produção e uma reorientação e digitalização generalizada das cadeias de valor, é uma prioridade incontornável. Estão a emergir novos relacionamentos entre os centros de saber e as organizações, novos modelos de negócio, novas ligações entre grandes empresas e as PME, novas formas de cooperação e estratégias colaborativas entre todos os níveis de atividade económica.

Torna-se imperativo, para as empresas e para as pessoas, renovar permanente o portefólio de qualificações e competências, fomentando uma cultura que tem como lema“aprender a aprender” ao longo da vida, um processo cada vez mais intermediado por auxiliares em interação cognitiva,à luz de um novo paradigma em que o conhecimentoé o principal fator do crescimento, de competitividade e de desenvolvimento das economias e das sociedades.  A amplitude e profundidade destas transformações colocam novos desafios às carreiras e trajetórias profissionais, o tema central deste encontro.

INTERROGAÇÕES

Qual vai ser o futuro do trabalho? O que vão ser as carreiras e as novas trajetórias profissionais? E, como se perspetivam estas carreiras e trajetórias na idade adulta? Como é que se vai aprender e trabalhar num contexto de digitalização generalizada da economia? Qual vai ser o espaço de intervenção da orientação numa perspetiva de empregabilidade sustentável?Que literacias e competências poderão enriquecer as carreiras na idade adulta?Como tornar a qualificação atrativa e redesenhar/gerir carreiras para públicos mais desfavorecidos? Como conciliar o imperativo de “aprender a aprender” ao longo da vida com as novas formas de trabalho? Como fazer da aprendizagem ao longo da vida um instrumento efetivo de inclusão social para todos?

Serão estas as questões centrais que irão nortear o debate e a discussão deste encontro, especialmente destinado a profissionais e especialistas em educação e formação de adultos.

ORGANIZAÇÃO

Organizado pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (na qualidade de serviço nacional de apoio da Plataforma Eletrónica para a Educação de Adultos na Europa – EPALE), numa parceria com a Fundação AIP, no âmbito da Futurália 2019, o encontro pretende ainda assinalar a abertura, em Portugal, da III Semana Europeia da Formação Profissional (de 5 a 9 de novembro), conciliando o mote desta semana, associado à descoberta que cada um de nós deve fazer do seu talento, com a temática de discussão do mês de novembro da EPALE (A educação de adultos e o desenvolvimento da carreira), num contexto inevitável de interligação da educação, do conhecimento e do património, reafirmado em 2018 a propósito das comemorações do Ano Europeu do Património, e de novos desafios e oportunidades inerentes à emergência de uma nova era – indústria 4.0 -, pautada por mudanças geradas não só pela digitalização mas também pela digitação de toda a sociedade.

 

Modelo  e temas:

O encontro assumirá um momento inicial de partilha e reflexão em plenário, seguindo-se momentos de apelo à participação de todos os participantes, organizados em workshops simultâneos subordinados aos seguintes temas:

– O futuro do trabalho, carreiras e trajetórias;

– Literacias, soft skillse competências emergentes;

– Aprendizagem ao longo da vida: compromisso para a inclusão;

– Conhecimento, património e empregabilidade.

No momento de inscrição, cada participante terá oportunidade de se inscrever também num dos workshops.

Serão ainda enviados convites a alguns profissionais/especialistas especificamente a convidá-los a participarem nos workshops,abordando alguma prática em concreto ou trabalho em curso com relevo para a discussão do tema.

Findos os trabalhos destes workshops,os participantes voltarão a encontrar-se em sessão plenária.

 

Dinamizadores e relatores dos workshops:

– O futuro do trabalho, carreiras e trajetórias – Margarida Segard (Advisorda Comissão Europeia no âmbito da Direção-Geral do Emprego) e Carla Mouro (Presidente do Conselho Nacional da Juventude)

– Literacias, soft skillse competências emergentes – Vanda Vieira (CECOA) e Fernando Albuquerque Costa (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e embaixador nacional da EPALE)

– Aprendizagem ao longo da vida: compromisso para a inclusão – Carlos Ribeiro (Caixa de Mitos e embaixador nacional da EPALE) e Acir Meirelles (Rede Valorizar – RA Açores e embaixador nacional da EPALE)

– Conhecimento, património e empregabilidade – Etelberto Costa (Embaixador Nacional da EPALE) e André Magrinho (Fundação AIP)

 

Programa provisório

9h30 – Receção dos convidados

10h00 – Boas-Vindas

Comendador Rocha de Matos e Conselho Diretivo da ANQEP

10h30 – Sessão de abertura

11h00 – Coffee-break

11h15 – Sessões plenárias:

1º Painel – Conhecimento:o elo entre o passado e o futuro

12h15 – 2º Painel – Carreiras e trajetórias na idade adulta – desafios e oportunidades

13h30 – Almoço

14h30 – Workshops:

O futuro do trabalho, carreiras e trajetórias– Margarida Segard (Advisorda Comissão Europeia no âmbito da Direção-Geral do Emprego) e Carla Mouro (Presidente do Conselho Nacional da Juventude)

Literacias, soft skillse competências emergentes– Vanda Vieira (Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins – CECOA) e Fernando Albuquerque Costa (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e embaixador nacional da EPALE)

Aprendizagem ao longo da vida: compromisso para a inclusão– Carlos Ribeiro (Caixa de Mitos e embaixador nacional da EPALE) e Acir Meirelles (Rede Valorizar – RA Açores e embaixador nacional da EPALE)

Conhecimento, património e empregabilidade– Etelberto Costa (Embaixador nacional da EPALE) e André Magrinho (Fundação AIP)

16h30 – Sessão plenária:

Os desafios e perspetivas das carreiras e trajetórias numa visão integrada

17h00 – Sessão de encerramento

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © CAIXA MÉDIA | All rights reserved. | Newsphere by AF themes.