Sex. Nov 27th, 2020

jornalismo cidadão

Rede de Repórteres sociais

Planet Zest

2 min read

Um antigo aluno meu permitiu que partilhasse aqui experiências da sua vida que me parecem úteis à reflexão a todos. Espero que sirva de aviso a quem procura emprego, de prevenção a práticas imbecis, de incentivo à denúncia de quem passa por semelhante e de informação básica para economistas, políticos e comentadores diversos, por vezes tão longe da “vida real” da larga maioria dos que têm entre 20 e 40 anos.

O Henrique Alves esteve a trabalhar num supermercado, quando fazia o mestrado em SIG na FLUP. Soube que lhe “punham os patins” se solicitasse estatuto de trabalhador-estudante, a que tinha direito, e foi confrontado com ter de fazer o que não tinham direito de lhe impor, incluindo repor stocks das 23h à 1h a quem tinha horário de caixa das 10h às 21h.

Esteve contratado depois, por uma empresa que subcontratava para uma telefónica, onde a regra era ter de aceitar um primeiro mês sem salário. Acedeu! Para saber, semanas depois, que, além disso, se desistisse do contrato antes do seu final, teria de devolver tudo o que tivesse recebido! A próxima etapa leva-o a uma empresa em Aveiro, onde as práticas eram – serão ainda? – de outros tempos: vendem documentos que são obrigados a fornecer; não pagam horas extraordinárias; têm lucro de 800% sobre o custo do trabalho; perguntam nas entrevistas às mulheres se tencionam engravidar e tratam mal mesmo os mais zelosos e há mais tempo na empresa. Nas procuras seguintes, pediram acesso ao perfil pessoal de redes sociais e exigiram informação sobre quanto ganhou nos últimos lugares onde esteve.

Louco por bicicletas, geógrafo e apaixonadamente transmontano, o Henrique abriu negócio há dias em que cruza as três coisas. Paga bem, partilha lucros e exige regras mínimas às empresas que trabalham com a sua. Boa sorte!

Autor: José Alberto Rio Fernandes. Geógrafo. Professor catedrático. Presidente da APG – Associação Portuguesa de Geógrafos. (Reprodução de crónica autorizada)

14 Novembro 2018

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.
error

Enjoy this blog? Please spread the word :)