20 de Abril, 2024

Praça das Redes

Jornalismo cidadão | Redes e Comunidades

Madrid

José Alberto Rio Fernandes | Opinião

Madrid obriga-nos a repensar o país que somos. Afinal, por cá, temos bandeiras nacionais nas varandas apenas como sinal de apoio à seleção de futebol e não em defesa dum nacionalismo nostálgico, em versão castelhanamente bafienta do “great again”.

A capital de Espanha obriga-nos também a rever o conceito de interior. Porque, o mais importante espaço metropolitano da Península Ibérico e o mais populoso – com 6,5 milhões de habitantes – fica a cerca de 5h do mar, de automóvel, ou a 3 horas e 100 euros, em TGV.

A dimensão também marca a diferença: pela extensão do espaço urbanizado, pela altura e volume dos edifícios, pela largura das avenidas e pelo número e dimensão de jardins e museus. Todavia, o que mais me chamou a atenção em visita de há poucos dias foi a sua qualidade urbanística. Ciudad Lineal, sendo um bairro periférico, tem comércio, passeios largos e gente na rua, em torno do que sobrou do projeto utópico de finais do século XIX de Arturo Soria, que pretendia construir uma “cidade linear” entre Madrid e S. Petersburgo. Já o bairro de Salamanca, nas suas ruas retilíneas e paralelas ou perpendiculares entre si, é enormemente agradável, sobretudo fora da Calle Serrano, onde se concentram as marcas de luxo e chineses, japoneses e árabes nos passeios. Ainda mais perto do centro, no “bairro dos artistas”, é possível entrar em velhos pequenos restaurantes de petiscos espanhóis, frequentados quase só por espanhóis (ao que soube em fuga dos lugares dos turistas).Não, não gosto mais de Madrid que do Porto. Mas lembrei-me o quanto perdemos na comparação se pensarmos em Avintes, Valbom, Alfena, Guifões ou Guifões. Ou na Boavista, onde há mais carros que pessoas na rua. Ou, claro, nas muitas tascas e nos restaurantes que já fecharam.

Crónica publicada no JN, reprodução autorizada pelo autor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © CAIXA MÉDIA | All rights reserved. | Newsphere by AF themes.