19 de Abril, 2024

Praça das Redes

Jornalismo cidadão | Redes e Comunidades

A leste

José Alberto Rio Fernandes, geógrafo, professor catedrático UP, Presidente da Associação Portuguesa de Geografia

O aumento das condições de mobilidade tornou o mundo mais acessível. Contudo, há ainda no Norte quem nunca tenha ido ao Algarve e muitos no Grande Porto que não conhecem Miranda do Douro, ou Melgaço. Mas, o que é mais surpreendente, para mim pelo menos, é verificar que muitos não conhecem boa parte do concelho onde moram. No Porto, por exemplo, quantos já não terão estado em Londres e Paris e, todavia, não sabem onde fica na sua cidade o lugar da Granja, nem o nome de mais que uma ou duas ruas situadas a leste da VCI? Muitos!

Há um evidente efeito de barreira que se estabelece com o caminho de ferro e a Via de Cintura Interna. Há ainda, para quem mora a Oeste, a perceção de limite associada ao declive a leste da estação que leva até a que se pense que o espaço irrigado pelo Tinto e pelo Torto já não é Porto. Mas é!

Diz-se que o que não sabemos que existe, é como se não existisse! Ora, apesar de alguns esforços políticos e bons trabalhos de jornalismo, o extremo oriental permanece desconhecido da larga maioria. Deve ser isso que, no lugar da Granja não há passeios, se veja lixo nas bermas e se acumulem as silvas e canas a tapar o Rio Torto e a ponte sob a qual passa. Seria isto possível na Boavista, na Ribeira, ou na Foz? Não!

Deve ser por isso também que, quando se fala de habitação, haja referências ao turismo e ao imobiliário, mas se fale tão pouco da falta de condições de habitabilidade das casas na Granja, em Pego Negro, ou Pinheiro de Campanhã, e nem sequer se lembre as pessoas que vivem em barracas do lado “de lá” da Circunvalação, junto ao Bairro do Cerco do Porto. Que esquecida que anda a limpeza, entre parques e descarbonização, e que esquecido que anda o direito à habitação, entre negócios e prémios do imobiliário. Sobretudo a leste: do desenvolvimento!

Crónica publicada no JN, transcrita com autorização do autor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © CAIXA MÉDIA | All rights reserved. | Newsphere by AF themes.