Seg. Dez 16th, 2019

Jornalismo cidadão |

Mérito dá fama e Alberto Melo vai estar no Hall of Fame

4 min read

Figura central da Educação de Adultos e da Educação Permanente em Portugal, Alberto Melo não será apenas um representante do país neste dispositivo de valorização do mérito e dos percursos relevantes ao serviço da Educação que é o IACE Hall of Fame, Alberto Melo representará toda uma corrente europeia e internacional pelo facto de ser uma referência teórica e prática em muitos países nos quais os actores da educação permanente não conseguem desligar as dinâmicas educativas da mudança social e da cidadania activa.

É natural que os portugueses sintam nesta distinção internacional atribuída ao actual Presidente da Comissão Directiva da APCEP – Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente, cuja formalização terá lugar em Belgrado já no próximo mês de Setembro, uma valorização das orientações e das experiências que Portugal colocou em prática, com sucesso, particularmente desde a entrada em funcionamento do Grupo de Missão para o Desenvolvimento da Educação e Formação de Adultos que Alberto Melo liderou. Mas os méritos de Alberto Melo vão para além das políticas e das estruturas que coordenou como a ANEFA* e a Direcção Geral Educação Permanente e estendem-se a outras dimensões mais universais tais como a transformação social e territorial espelhada nas ações relacionadas com o desenvolvimento local e com a Associação IN LOCO em particular.

  • SOBRE A ANEFA

«Uma política de educação de adultos que visa, em simultâneo, corrigir um passado marcado pelo atraso neste domínio e preparar o futuro deve assegurar respostas eficazes e adequadas que garantam a igualdade de oportunidades, permitam lutar contra a exclusão social através do reforço das condições de acesso a todos os níveis e tipos de aprendizagem, ao mesmo tempo que asseguram a transição para a sociedade do conhecimento. »

Os elementos mais precisos desta distinção foram noticiados na página da APCEP nos seguintes termos:

“O HALL OF FAME da Educação Permanente e de Adultos (International Adult and Continuing Education HALL OF FAME) foi fundado em 1996 “para homenagear líderes nos campos da educação permanente e da educação de adultos e para servir como registo e inspiração para a próxima geração de protagonistas da Educação Permanente”. Assim, todos os anos, várias figuras da Educação Permanente e de Adultos são selecionadas para inclusão no IACE Hall of Fame.O HALL OF FAME está sediado na Universidade de Oklahoma, Centro de Educação Permanente (OCCE) e, de início, estava centrado nos Estados-Unidos da América; passou mais tarde a incluir cada vez mais membros de outros países. A primeira cerimónia de tomada de posse fora dos EUA ocorreu em 2006, em Bamberg, Alemanha. Académicos, educadores e políticos constituem a gama de profissionais distinguidos pelo HALL OF FAME. Desde 1996, foram já agraciados 250 membros de 27 países, entre os quais, Paulo Freire, Julius Nyerere, Adam Ouane, Budd Hall, Peter Jarvis, Roby Kidd, Malcolm Knowles, Han Knox, Ekkehard Nuissl, , Alan Tuckett, André Schlaefli, Sturla Bjerkaker…A próxima cerimónia de tomada de posse terá lugar na Faculdade de Andragogia da Universidade de Belgrado, Sérvia, a 19 de Setembro, estando nomeado para futuro membro Alberto Melo, Presidente da Comissão Directiva da APCEP (Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente)”.

Elementos Curriculares

Alberto Melo

Alberto Eduardo da Silva e Melo nasceu em Lisboa, em 1941. Licenciou-se em Direito (1963), na Universidade de Lisboa, e concluiu, em 1971, na Universidade de Manchester, uma Pós-graduação em Educação de Adultos. Integrou a Comissão Instaladora da Escola Superior de Educação de Faro, em Dezembro de 1983, ficando desde então ligado ao Instituto Politécnico de Faro e à Universidade do Algarve, onde leccionou e, entre 2000 e 2007, coordenou o Gabinete do Programa Europeu SÓCRATES.

Entre 1986 e 1998, dirigiu uma associação de desenvolvimento local – In Loco – com intervenção no interior rural do Algarve.Antes disso, tinha trabalhado em França: primeiro, como Consultor na OCDE, em seguida, como Conselheiro na Delegação Permanente de Portugal junto da UNESCO e, por fim, como Professor na Universidade de Paris IX. Também residiu em Inglaterra, onde foi docente na Open University e na Universidade de Southampton.

Foi responsável por diversas missões, nacionais e internacionais, em áreas como desenvolvimento local integrado, cidadania activa, democracia participativa, educação e formação de adultos. Relativamente a este último sector, foi por duas vezes responsável pela elaboração e implementação da política pública, no interior do Ministério da Educação, primeiro como Director-Geral de Educação Permanente (1975-76) e, mais tarde, como Encarregado de Missão do Grupo responsável pela implementação do Projecto de Sociedade SABER+ (1997-99), que esteve na origem nas actuais medidas Cursos de Educação e Formação de Adultos e Centros Novas Oportunidades, entre outras.

Em finais de Junho de 2007, foi nomeado, em comissão de serviço, Delegado Regional do IEFP, I.P., no Algarve, cargo que ocupou até Setembro de 2010, tendo em seguida regressado à Universidade, como Assessor do Reitor, passando à aposentação por limite de idade em finais de Janeiro de 2011. É actualmente Presidente da Comissão Directiva da APCEP.

Carlos Ribeiro | Caixa de Mitos – 10 de Julho de 2019, com recurso a: Página de Facobook da APCEP; Sítio do Livro.pt; CES – UC e FotoIE da UMinho.

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.