Sex. Dez 6th, 2019

Jornalismo cidadão |

Feira da diversidade na FIARTIL

3 min read

A 3ª Edição da Feira da Diversidade irá realizar-se nos dias 10, 11 e 12 de Outubro de 2019, na FIARTIL – Feira de Artesanato do Estoril, em Cascais. 

A Feira da Diversidade é um evento social, componente do “Projeto Diversidade“, produto da CAMPINTEGRA – Associação para o Desenvolvimento Social e Ambiental (IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social), organizado em parceria com a ACÁCIA – Associação para a Cooperação Internacional com África (ONGD – Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento).

Dentro dos objetivos do “Projeto Diversidade” está prevista a organização anual de um evento que promova a Responsabilidade Social das Organizações que, no âmbito do compromisso das Instituições Organizadoras com a Carta Portuguesa para a Diversidade, tem como foco a valorização da diversidade na Comunidade e nas Empresas.

A Feira da Diversidade tem-se caracterizado, também, como um espaço/ momento de interação entre as Organizações Parceiras, nomeadamente, Empresas, Profissionais Autónomos, Instituições da Economia Social e Redes Nacionais de Responsabilidade Social.

O evento proporciona a expressão de projetos nas mais diversas áreas, nomeadamente: responsabilidade social, economia circular, ambiente, ecologia, música, teatro, dança, artesanato, gastronomia, palestras, networking, match entre parceiros, projetos de solidariedade social, saúde e bem-estar, empregabilidade, entre outros.

APOIOS INSTITUCIONAIS

A 3ª Edição da Feira da Diversidade conta com os apoios institucionais da Câmara Municipal de Cascais, da Freguesia de Cascais e Estoril, do Fórum Concelhio para a Promoção da Saúde, da Carta Portuguesa para a Diversidade / Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI) e da Rede RSOPT – Rede Nacional de Responsabilidade Social das Organizações.

CAUSAS SOCIAIS

A comemoração do Dia Internacional da Saúde Mental, no primeiro dia do evento (10 de Outubro) caracterizar-se-á como um contributo para a reflexão das Empresas e da Comunidade sobre este tema, de forma a envolver todos os participantes nesta causa social.

Esta iniciativa enquadra-se nas atividades da CAMPINTEGRA – Associação para o Desenvolvimento Social e Ambiental, entidade organizadora da Feira da Diversidade, uma instituição de referência no âmbito da habilitação e capacitação das pessoas com experiência de doença mental e/ou em situação de desvantagem psicossocial, na criação de oportunidades inclusivas para o exercício autónomo de uma plena cidadania.

As receitas arrecadadas pela Associação CAMPINTEGRA e pela Associação ACÁCIA, com a organização da 3ª Edição da Feira da Diversidade, serão destinadas à recuperação das instalações da Residência de Treino de Autonomia, situada em Cascais, e destinada às pessoas com reduzido ou moderado grau de incapacidade psicossocial resultante de doença mental; e para apoiar projetos sociais em África, nomeadamente para as vítimas do Ciclone Idai.

A exemplo do ano anterior, a 3ª Edição da Feira da Diversidade terá também a Campanha de Recolha de Alimentos Não Perecíveis, os quais serão doados à Mercearia Solidária Sra. Boa Nova, do Centro Paroquial do Estoril.

ANTESTREIA DA 3ª EDIÇÃO DA FEIRA DA DIVERSIDADE

Entre as muitas novidades da 3ª Edição da Feira da Diversidade, este ano teremos a antestreia do Evento, agendada para o dia 09 de Outubro, a partir das 18h00, na FIARTIL.

Serão dois concertos que prometem uma noite de muita alegria e boas energias: Cosmic Shaman – Intuitive Sound Journey, grupo de musicoterapia vibracional; e Nanan – Movimento Manifesta Sentimento, músico brasileiro.

Os bilhetes podem ser adquiridos através da Eventbrite:

 www.eventbrite.pt/e/bilhetes-antestreia-3a-feira-da-diversidade-73685757083

O valor da comparticipação do bilhete para o público é de 10,00€, no dia da antestreia (09 de Outubro). A Organização da Feira da Diversidade salienta que nos outros 3 dias (10, 11 e 12 de Outubro) a entrada é livre / gratuita para o público em geral.

Crianças até aos 12 anos: entrada livre / gratuita.

ATIVIDADES DOS PARCEIROS / PROGRAMA OFICIAL

A Feira da Diversidade tem o objetivo de proporcionar momentos de interação entre as organizações parceiras com a comunidade geral, oferecendo à comunidade, de forma gratuita, um programa com concertos, aulas abertas, workshops, palestras, apresentações, gastronomia, artesanato e muito mais.

A lista de atividades de dinamização (todas GRATUITAS / abertas à comunidade), para os dias 10, 11 e 12 de Outubro,  já confirmadas, pode ser consulta em: PROGRAMAÇÃO OFICIAL.

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.