29 de Março, 2024

Praça das Redes

Jornalismo cidadão | Redes e Comunidades

A Propósito do INSUCESSO ESCOLAR

Lucília Salgado, Presidente do Conselho Executivo da APCEP

As minhas declarações (algumas!) ao “Publico” de hoje, 3-11-2019 (p. 2 e 4).
(…) O diagnóstico está feito:
o insucesso escolar “é maciço” (um dos mais elevados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), “é selectivo” (afecta, sobretudo, alunos oriundos de famílias com baixas qualificações, piores condições económicas e/ou contextos migratórios), “é precoce” (acontece
nos primeiros anos), “é cumulativo” (quem repete uma vez tem
tendência a voltar a repetir).
(…) A prevenção do insucesso deve começar logo na
creche, no jardim-de-infância, no pré escolar. Um dos maiores motivos do insucesso é a iliteracia familiar. As crianças que crescem em famílias minadas pelo analfabetismo e pela iliteracia não têm tantas condições para aprender como as outras. Os livros não fazem parte do seu quotidiano.
Nunca ninguém lhes leu histórias.
Bom seria cada criança fazer do livro o seu brinquedo favorito, estabelecer “uma relação afectiva com a leitura e com a escrita” desde cedo. “Isso é muito pouco trabalhado”, lamenta. O 1.º ciclo também tem de se esforçar para tornar a leitura e a escrita mais naturais. “A escrita é um exercício de comunicação e tem de ser encarado como tal”, sustenta. Porque não escrever ao pai, à mãe, ao irmão ou à avó ou a colegas? Ou recolher, ler, copiar a letra de uma canção?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © CAIXA MÉDIA | All rights reserved. | Newsphere by AF themes.