24 de Abril, 2024

Praça das Redes

Jornalismo cidadão | Redes e Comunidades

Tenho ganho outra perspetiva da vida

Carlos Ribeiro | Praça das redes | 7 de Abril de 2020 |

Susana Silva é categórica na afirmação que a participação no processo de RVCC no Centro Qualifica Arrábida está a ajudá-la a ultrapassar as dificuldades desta fase difícil dominada pelo COVID-19 e pelo confinamento. Desde logo porque não está isolada mas também porque a actividade para atingir as metas traçadas proporciona-lhe um sentido para o seu dia-a-dia a par de cuidar das suas filhas. O seu testemunho é o seguinte:

O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências para mim está a permitir-me chegar mais além do alguma vez imaginei! Passei a encarar muito melhor e de forma mais consciente a importância da aprendizagem ao longo da vida.

Será que vai valer a pena?

Sabia que não ia ser fácil, mas era mesmo o que queria e disse para comigo mesma se queria ficar com as minhas filhas, teria que fazer tudo por tudo, para alcançar esta meta. Muitas vezes pensava ou dizia para comigo mesma, coisas do género, antes de iniciar esta etapa: “Será que vai valer a pena?” ou “Olha que não tens idade, vai demorar muito e no final não vai dar em nada…” Mas, o que é certo, é que ao longo do percurso tenho ganho outra perspetiva da vida.

Está a ajudar a ultrapassar esta fase

Para mim, iniciar e desenvolver o processo de RVCC tem-me ajudado, em cada problema, em cada dificuldade, ou até mesmo ultrapassar esta fase em que estamos encerrados em casa por causa desta pandemia chamada COVID-19.

Qualificações para o emprego

Está a ser uma fase de muito trabalho na minha vida, mas igualmente desafiante abrindo-me, assim, outras possibilidades de crescimento, de independência ao longo da vida já que, anteriormente, eu sabia que não tinha qualificações suficientes para arranjar, sequer, um emprego e dar uma vida estável às minhas filhas.

Voltar a acreditar

Numa fase da minha vida em que tudo eram obstáculos e o dia de amanhã era sempre mais difícil que o dia de hoje, o RVCC, o trabalho desenvolvido com o Centro Qualifica Arrábida, contribuiu muito para eu voltar a acreditar que ainda era possível mudar a minha vida e dar-lhe o rumo que eu realmente quero. Permite-me encarar o Futuro com novas perspetivas junto com as minhas filhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © CAIXA MÉDIA | All rights reserved. | Newsphere by AF themes.