20 de Abril, 2024

Praça das Redes

Jornalismo cidadão | Redes e Comunidades

Quem te envolve, teu amigo é!

@ Praça das Redes | 29 de junho 2020 | APCEP

Está aí a segunda ronda da literacia familiar e comunitária. Sucesso, insucesso, prevenção, aprendizagem, pais, comunidade, são muitas as variáveis presentes numa problemática que a ação de formação promovida pela APCEP está a agitar. Trata-se antes de mais de motivar os técnicos e as famílias para uma abordagem integrada que, para além de eficaz seja solidária, ou seja, que reforce o laço social e promova mais coesão na sociedade portuguesa.

Num primeiro encontro realizado no passado dia 23 de junho os participantes na ação de formação em literacia familiar e comunitária foram convidados a refletir sobre o problema, sobre as suas causas e ainda sobre os elementos determinantes para a sua potencial resolução, no caso, o envolvimento familiar e comunitário. Uma segunda sessão está agora agendada para dia 30 entre as 17h30 e as 20h00 para aprofundar o tema e apoiar a construção de soluções.

Realizado o estado da arte e clarificados alguns conceitos-chave como o “aluno em insucesso” trata-se agora de definir a direção a seguir para que os objetivos sejam atingidos, ou seja, ir ao encontro dos dispositivos preventivos e antecipatórios que podem facilitar o combate ao insucesso e à iliteracia.

Nesta segunda sessão a primeira temática de aprofundamento será a da intervenção precoce cujo desenvolvimento é recomendado para a fase crucial que medeia entre a creche aos primeiros tempos do 1º ciclo.

Outros temas como “aprender em contexto de lazer” e “literacia familiar” terão um enfoque muito significativo nas estratégias e nas metodologias relacionadas com o envolvimento dos pais e da comunidade.

INSCRIÇÕES NA AÇÃO DE FORMAÇÃO

Artigo na Revista Aprender

© foto Revista Aprender

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © CAIXA MÉDIA | All rights reserved. | Newsphere by AF themes.