Sáb. Out 24th, 2020

jornalismo cidadão

Rede de Repórteres sociais

O Presidente que fez um processo RVCC

2 min read

Praça das Redes | 19 setembro 2020 | Jorge Sampaio e a educação de adultos | Na foto com o seu Dossiê RVCC.

A propósito dos 81 anos de Jorge Sampaio e das formas de estar no espaço público recordo um aspeto muito peculiar deste ex-Presidente da República que foi para muitos portugueses uma inspiração e um exemplo em matéria de posicionamento ético e de defesa do pluralismo que estrutura a própria democracia.

Recentemente um ato institucional e de comunicação que levou Marcelo Rebelo de Sousa a uma operação de valorização do slogan “nunca é tarde para aprender” que é alimentado pela Agência Nacional para as Qualificações e o Ensino Profissional e que procura mobilizar os adultos com baixas qualificações para processos formativos e de reconhecimento e validação de competências, traduziu-se numa sessão realizada em Belém que envolveu Nelson Semedo um jogador de futebol.

Sampaio colaborou no dossiê

De fato podemos falar de estilos e de relacionamento muito diferentes do mais Alto-Magistrado da nação e sobretudo de preocupações bem distintas com a participação em eventos de projeção e interesse nacional. Uma coisa é a mediatização das ações, as selfies, os abraços e os beijinhos, outra é a compreensão sobre o funcionamento dos sistemas, partilhar as potencialidades e as dificuldades e acompanhar a reflexão produzida sobre o impacto das políticas públicas na sociedade.

Jorge Sampaio, para o mesmo objetivo que o citado para Marcelo, passou uma jornada numa aldeia situada a Norte do país, colaborou antecipadamente à sua visita num processo de RVCC relativo às suas próprias competências realizado por adultos da localidade em apreço e presidiu a um Júri tendo assistido e participado em todas as fases daquela atividade tida por avaliativa.

Interesse pelo futuro dos adultos

Depois do júri de RVCC Sampaio preocupou-se com os projetos das pessoas e das consequências concretas que teria o investimento que cada adulto realizou nesta atividade de educação de adultos.

O dossiê com as evidências e a relação com o Referencial de Competências foi apresentado ao Presidente que reconheceu alguns dos contributos que deu nos meses que antecederam a sua visita e do então Ministro da Educação David Justino.

Jorge Sampaio não foi à aldeia onde ocorreu esta dinâmica para fazer discursos. Tinha sempre uma pergunta para fazer e sobre o seu processo RVCC teve a humildade de perguntar “então e eu, passei?”.

Carlos Ribeiro

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.
error

Enjoy this blog? Please spread the word :)