20 de Abril, 2024

Praça das Redes

Jornalismo cidadão | Redes e Comunidades

Debate sobre os Centros Qualifica e a educação de adultos. Vamos a isso?

EDUCAÇÃO DE ADULTOS | Convenção dos CQ Norte | Profisousa | 2 de junho 2020 Paços de Ferreira

Três notas relacionadas com o rescaldo da IIª Convenção dos Centros Qualifica da Região Norte realizada em Paços de Ferreira, no dia 2 de junho 2022.

NOTA 1 – O evento e o modelo participativo

DEPOIS DA CONVENÇÃO DA PROFISOUSA SERÁ LEGÍTIMO DECLARAR “CONFERÊNCIAS PARA IR OUVIR GRANDES DISCURSOS NUM ANFITEATRO, NUNCA MAIS!”

UM MODELO FACILITADOR DA PARTICIPAÇÃO

Os passos e as caraterísticas do modelo aplicado na Convenção, na qual tivemos o prazer de participar, a convite da Profisousa, como dinamizadores de debate no painel ou Mesa Redonda.

1 – Recolher junto dos inscritos dos temas e assuntos concretos a serem tratados pelos dinamizadores temáticos da sessão;

2 – Sistematização das solicitações enviadas com as inscrições por um Moderador;

3 – Envio pelo moderador, para os dinamizadores da sessão – painel / Mesa Redonda – da sua sistematização destacando os temas críticos;

4 – Na sessão UM discurso institucional é suficiente para enquadrar os grandes temas e atualizar informação (no caso a Filipa de Jesus da ANQEP fê-lo muito bem, de forma sóbria mas precisa);

5 – O arranque do debate realiza-se em Mesa Redonda, com um papel fundamental do moderador e, logo de seguida, a palavra é dada aos participantes para reagirem (papel desempenhado com eficácia por Germano Borges);

6- O debate desenvolve-se de forma interativa Mesa / Participantes;

7 – A composição da Mesa redonda é sempre a mesma até ao final da Sessão, com esta opção o aprofundamento do debate é assegurado;

8 – Uma intervenção institucional de encerramento.


Voilá. Simples como tudo. Os inscritos e participantes NÃO SÃO ESPETADORES!!!

Bravo à Equipa PROFISOUSA : Jorge Diogo de Oliveira E TODOS OS RESTANTES ELEMENTOS (Germano Borges, Manuel Leão …e outros nomes que não consigo citar).

E claro, valorização dos elementos da Mesa Redonda – Filipa de Jesus, Paulo Feliciano, João Carlos Caramelo, Olívia Santos Olivia Santos Silva, Clara Ferraz – que facilitaram muito a concretização de um modelo arriscado mas profundamente respeitador de que vem e participa numa sessão temática com questões práticas à mistura.

NOTA 2 – Primeiras reações

CONVENÇÃO DOS CENTROS QUALIFICA EM PAÇOS DE FERREIRA

Há um novo quadro de atuação que as portarias mais recentes vieram configurar. O campo não-meramente certificador vai alargar-se um pouco.

Em que medida será possível trabalhar num registo mais territorializado e articulado com o desenvolvimento local? E a formação dos profissionais será desenvolvida na base de comunidades de prática e em torno dos problemas concretos das equipas?…

NOTA 3 – O grande debate.

O DEBATE SOBRE O FUTURO DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS PRECISA DE SER PARTICIPADO POR TODOS OS ATORES DO SISTEMA

– Profissionais da educação de adultos

– Equipas locais

– Associações nacionais, regionais e locais

– Instituições relevantes da educação – formação

– As estruturas promotoras das políticas públicas

– As entidades europeias da sociedade civil com ligações à educação

Talvez a primeira tarefa deva ser a formulação das 4 ou cinco perguntas desafiadoras, ligadas às questões críticas e determinantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © CAIXA MÉDIA | All rights reserved. | Newsphere by AF themes.