23 de Abril, 2024

Praça das Redes

Jornalismo cidadão | Redes e Comunidades

REDE ALDA | Projecto WISE quer fortalecer a Europa e promover a inovação

Entre 19 e 21 de março, os parceiros do projeto “WISE – Inovando e Fortalecendo a Europa” estiveram reunidos em Roma para dois dias de actividades diversas que contemplaram vários debates e a conferência “Primavera para a Europa – Rumo às eleições europeias”, que rcontou com a participação de turmas do ensino superior. O evento foi organizado pelo CIME, European Movement Italy.

***
O eurocepticismo tem aumentado em toda a Europa. Os parceiros do WISE trabalham para promover o envolvimento democrático e a cidadania ativa na formulação de políticas, para sensibilizar os cidadãos sobre a importância de pertencer à UE. Através de uma série de actividades que envolvem os cidadãos em toda a UE e fora dela, as pessoas poderão compreender concretamente como podem fazer a Europa mudar.

Os parceiros do projecto representam associações da sociedade civil, municípios e associações de autoridades locais e regionais da Bélgica a Portugal e do Montenegro até à Albânia. Todos compartilham o profundo sentimento de que seus cidadãos, especialmente os jovens, precisam saber mais e reconquistar a confiança na Europa. Caso contrário, o próprio futuro do projeto europeu está em perigo.

A conferência internacional de 21 de março, organizada pelo Conselho Nacional de Economia e Trabalho da Itália, teve por tema central a história do projeto europeu e a importância das próximas eleições para o Parlamento Europeu em 2019. Após o discurso de boas-vindas do Presidente do CNEL Tiziano Treu, vários peritos tomaram a palavra, moderados por Virgilio Dastoli, presidente do CIME – Movimento Europeu Itália: Eric Jozsef, jornalista do Libération e do Le Temps; Paolo Ponzano, Colégio Europeu de Parma; e Roberto Santaniello, DG COMM Itália.

Altiero Spinelli afirmoiu que a prova da força do projeto da UE é a sua capacidade de renascer de suas críticas e perdas. E o futuro estará nas mãos das jovens gerações.

Os jovens estiveram no centro das actividades do segundo painel que foi dinamizado de forma interativa proporcionando um verdadeiro diálogo, tendo sido utilizado um jogo de perguntas sobre a União e os direitos dos cidadãos europeus. Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de mergulhar em profundidade no que realmente significa fazer parte da Europa, discutindo com especialistas e reunindo com parceiros de projetos da UE e de outros países.

Fonte: site da ALDA.

Tradução Carlos Ribeiro | Alda Portugal. 4 de Abril 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © CAIXA MÉDIA | All rights reserved. | Newsphere by AF themes.