28 de Março, 2024

Praça das Redes

Jornalismo cidadão | Redes e Comunidades

O Porto e a Airbnb

“Parece já longínquo o dia em que Joe Gebbia e Brian Chesky alugaram três camas de encher no seu apartamento em San Francisco.
Todavia a empresa que criaram, de oferta de alojamento local intermediada, tem apenas uma década, engloba hoje perto de 5 milhões de propriedades em cerca de 200 países e ultrapassa a oferta de alojamento das maiores cadeias globais de hotéis.
Neste processo, a Airbnb contribuiu para a expansão da dita economia de partilha no mundo e para transformar significativamente o território e a economia de várias cidades, como o Porto.
Em maio de 2018, as cerca de 15.000 propriedades registadas nos municípios da Área Metropolitana do Porto geraram mais de 80 milhões de euros de rendimento aos seus proprietários, verificando-se que apenas 30% deste alojamento é efetivamente de partilha e que 1% das propriedades geram 10% da receita. Além disso, a larga maioria está concentrada em poucas freguesias da cidade central, onde a capacidade de alojamento Airbnb já ultrapassa o número de residentes permanentes.

Estes e outros dados, as dinâmicas de transformação da economia e da vida urbana e a reflexão sobre a mudança, são a razão de ser deste livro, o qual se compõe de texto, um atlas e de imagens e outras visões sobre o presente e o futuro da cidade, na sua relação com a Airbnb e o alojamento local”.Sinopse da Livraria Bertrand

O Porto e a Airbnb

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © CAIXA MÉDIA | All rights reserved. | Newsphere by AF themes.