30 de Abril, 2024

Praça das Redes

Jornalismo cidadão | Redes e Comunidades

Mapear futuros alternativos

José Carlos Mota

Estas semanas de confinamento geraram muitas respostas coletivas importantes em prol do bem estar das nossas comunidades. Foram ações inovadoras e feitas com poucos recursos, num contexto muito difícil.

De norte a sul, do litoral ao interior, do continente às ilhas, são muitos os exemplos inspiradores no cuidar dos idosos, na fabricação de equipamentos médicos, na logística ao domicílio, na produção e venda local, no sentido de vizinhança, na digitalização de serviços, no trabalho e ensino à distância e nas ofertas culturais.

Semanas loucas

Estas atividades mobilizaram milhares de voluntários, abriram as instituições, colocaram organizações a falar umas com as outras, horizontalizaram relações, aproximaram os poderes dos cidadãos. Nestas semanas loucas, experimentámos um “futuro alternativo” sempre julgado impossível.

Mapeamento e análise

Há o risco de muitas dessas respostas desaparecerem por falta de apoio ou pela mudança do contexto de exceção. Tendo em conta o seu carácter inovador e o seu potencial de transformação e aprendizagem, talvez se justifique um esforço coletivo de identificação, mapeamento e análise das práticas promovidas no país e nas nossas comunidades.

Construir uma agenda

Neste sentido, pretendemos convidar-vos a produzir um mapeamento colaborativo destes “futuros alternativos” e a partir desse trabalho iniciar a construção de uma agenda de temas e preocupações comuns. Esta agenda poderá gerar dois tipos de consequência: encontros de reflexão temáticos ou alertas para a necessidade de apoio a algumas das ações inovadoras identificadas.

Mostrar alternativas

Nestes tempos turbulentos que se aproximam, mais do que sugerir um caminho desejável é importante mostrar que há várias alternativas possíveis…

Se quiserem colaborar, enviem mensagem privada ou um e-mail para jcmota@ua.pt ou achataacurva@gmail.com

O desenho que partilhei é de David Perez Garcia feito para o projeto https://www.grigriprojects.org/…/taller-manifiesto-de-fut…/…
Grigri Projects

Achata a curva
Vizinhos de Aveiro – Grupo Cívico de Apoio – Covid19
Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas – L3P
Fórum Cidadania e Território

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © CAIXA MÉDIA | All rights reserved. | Newsphere by AF themes.