28 de Março, 2024

Praça das Redes

Jornalismo cidadão | Redes e Comunidades

REDE EPALE – IV Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos

O ALFAeEJA é um Encontro de realização permanente em nível internacional, o qual emerge do programa de pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade Estadual da Bahia (Salvador), cidade em que foram realizados os dois primeiros eventos do Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos nos anos de 2014 e 2015. Esses dois eventos reuniram professores/pesquisadores (de vários estados do Brasil e de diversos países) que estudam e pesquisam a Educação e Alfabetização de Jovens e Adultos. Os pesquisadores proponentes fazem parte de Redes de Pesquisa e veem publicando sobre estas temáticas.

O evento faz uma articulação importante com as escolas de educação básica, tanto em âmbito estadual como municipal, envolvendo professores e gestores das escolas públicas. Articula-se também com a Graduação e Pós-Graduação, uma vez que dele inclui a participação de aproximadamente 30 alunos na condição de Monitores que dão contribuição na organização e divulgação do referido evento.

Em 2016, o evento passou a ter uma característica itinerante e o III ALFAeEJA foi realizado em Florianópolis, organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, sob a responsabilidade do grupo EPEJA – Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos, PET Pedagogia e PPGE-UFSC.

Em 2017, a quarta edição do Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (ALFAeEJA) acontecerá entre os dias 06 a 9 de novembro. O encontro parte para a efetivação do processo de sua internacionalização e acontecerá pela primeira vez em um país do exterior – Portugal – e é organizado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, instituição que organizou e realizou os dois primeiros encontros) e em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – Florianópolis, que realizou o III Encontro em 2016). Nessa perspectiva, o encontro contará com atividades no Brasil e em Portugal.

Nos dois meses ao evento em Portugal, no Brasil contaremos com a realização de dois momentos distintos, um na Bahia (UNEB) e outro em Santa Catarina (UFSC) para atender o processo de internacionalização e para os acadêmicos que não possam se locomover a Portugal e fazer a pré-abertura do mesmo.

Em Portugal, o evento acontecerá nos dias 6 e 7 de novembro na Universidade de Braga e terá seu encerramento no dia 09 de novembro de 2017 na Universidade de Coimbra.

(fonte website: https://easychair.org/cfp/4ALFAEEJA2017?target=content;action=published#CFP:2)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © CAIXA MÉDIA | All rights reserved. | Newsphere by AF themes.