28 de Março, 2024

Praça das Redes

Jornalismo cidadão | Redes e Comunidades

A importância da comunicação intercultural

Projecto europeu BIC conta com 6 parceiros entre os quais a Associação Check-IN (Portugal)

A ideia do projeto Building Intercultural Competences (B.I.C.) surge da necessidade de sensibilizar os jovens sobre a importância da comunicação intercultural e da compreensão mútua. Em comparação com o passado, o mundo tornou-se globalmente aberto e os jovens precisam de deixar a sua zona de conforto e explorar diferentes mundos através do estudo, trabalho e viagens. Isso cria novos ambientes multiculturais em locais tradicionalmente monoculturais. No entanto, a Europa enfrenta grandes desafios na promoção da inclusão social e da diversidade cultural como valores fundamentais que unem os Estados-Membros. Building Intercultural Competences  (BIC), é um projeto financiado pelo o Programa Erasmus +, o contrato № 2019-1-BG01-KA205-062110, que visa ajudar os jovens a entender a importância da inclusão social e da diversidade cultural e desenvolver competências interculturais. Isso ajudará a superar possíveis problemas causados por estereótipos, mal-entendimentos e ignorando as necessidades do próximo.

Os parceiros do projeto Building Intercultural Competences (B.I.C.) são de toda a Europa, com diferentes conhecimentos e experiências para partilhar: Varna University of Management (Bulgaria), Cross Culture International Foundation (Malta), Inter Alia (Grécia), Demostene Centro Studi Per La Promozione Dello Sviluppo Umano (Itália), Association for Sustainable Development SFERA – International (Norte da Macedonia), Associação Check-IN (Portugal). Todas as organizações do consórcio trabalham com jovens de diferentes origens culturais. A experiência entre os parceiros, fornece a combinação de competências ideais para oferecer ferramentas inovadoras na construção de competências interculturais para os jovens. 

Ao explorar e partilhar boas práticas, estratégias inovadores para lidar com os desafios em ambientes multiculturais nas organizações juvenis e superar choques culturais, estereótipos, preconceitos, discriminação e estigmatização por meio da comunicação intercultural e do diálogo entre os jovens. O projeto Building Intercultural Competences promoverá os valores comuns da União Europeia. O projeto resultará na criação de dois guias interativos, realização de seis debates locais, duas sessões internacionais e a primeira será realizada a 3 de abril, em Atenas (Grécia).

Para mais informações, visita o site do projeto: http://project-bic.vum.bg/index.php/en/

Fonte: projeto Building Intercultural Competences (B.I.C.) Associação Check-IN

OUTROS ARTIGOS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © CAIXA MÉDIA | All rights reserved. | Newsphere by AF themes.