25 de Junho, 2022

Jornalismo cidadão | Redes e Comunidades

A segunda oportunidade para o sistema escolar

EVENTOS | E2OPORTUGAL

Realiza-se em finais de abril o IV Encontro Nacional de Iniciativas e Escolas de segunda oportunidade em Vila Nova de Gaia.

Esta dinâmica que é carregada às costas por um grupo de inovadores em educação e por resistentes como a Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, liderada por Luis Mesquita, está em processo de crescimento e de afirmação na sociedade portuguesa constituindo uma das mais importantes linhas de inovação e desenvolvimento numa área cuja última marca significativa foi o RVCC no início do século.

O conceito de segunda oportunidade que transporta um elevado potencial se for bem interpretado e fugir à estigmatizarão da “recuperação” ou à lógica punitiva do aviso “vê lá se agora não falhas” isto se o foco for o jovem que estabeleceu uma relação negativa com o sistema escolar, pode servir de alavanca para um processo transformador se o foco for o próprio sistema escolar e a sua relação com os jovens.

Ou seja, a segunda oportunidade ser em primeiro lugar para o sistema escolar. O que falhou no passado em termos de relação, de metodologias, de processos de aprendizagem, poderá ter uma segunda oportunidade para se fazer bem melhor que no passado.

Espera-se então que este subsistema não de deixe acantonar numa bolha de “experiências maravilhosas e criativas” e que se transforme num agente de contágio necessariamente agressivo.

Porque contaminar é preciso, viver não é preciso!

Reproduzimos aqui o convite da E2O Portugal pela mão do Luis Mesquita.

Caros amigo(a)s e parceiro(a)s,

E2O Portugal – Rede Nacional de Iniciativas e Escolas de Segunda Oportunidade e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia organizam o IV Encontro Nacional de Iniciativas e Escolas de Segunda Oportunidade, no próximo dia 29 de Abril, na Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia. O Encontro Nacional, inicialmente planeado para Dezembro e adiado devido à pandemia, manterá no essencial o mesmo programa, ou seja, um seminário, um Encontro de Jovens das 7 Escolas de Segunda Oportunidade (E2O) existentes no país, e a Assembleia Geral da organização, para eleição dos primeiros órgãos sociais.

Após a sua constituição legal, em Setembro do ano passado, a E2O Portugal realiza o seu IV Encontro Nacional, desta vez em Vila Nova de Gaia, numa fase de grande entusiasmo e mobilização da política e sistema nacional de escolas de segunda oportunidade. Após a publicação, em 2019, do despacho que criou o Programa “Segunda Oportunidade”, são hoje já sete as E2O da rede nacional (Matosinhos, Valongo, Gaia, Samora Correia, Tomar, Sintra e Lisboa) e várias outras iniciativas estão em curso por todo o país (no Marco de Canaveses, em Espinho, na Trofa, na Maia, em Gondomar, em Aveiro, Vila Real e em vários outros locais).

O Encontro Nacional reunirá instituições (E2Os, escolas, CPCJ, autarquias, ONG e outras) e profissionais (docentes, educadores sociais, técnicos de serviço social, psicólogos, artistas e outros) ativos no campo da Educação de Segunda Oportunidade em Portugal e dará um contributo decisivo para implantar no país uma política pública para a redução do abandono precoce, das baixas qualificações e da exclusão social de jovens, como garantia do efetivo direito à educação de todas e de todos os jovens.

No dia 29 de Abril, seria FANTÁSTICO encontrar-vos, presencialmente, a partir das 09:30, no auditório da Assembleia Municipal de V. N. de Gaia.

Inscrevam-se até ao dia 28 de Abril, através do formulário.

Em anexo, envio o cartaz e o programa.

Com amizade,

Luis Mesquita

Presidente da E2O Portugal

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © CAIXA MÉDIA | All rights reserved. | Newsphere by AF themes.
error

Enjoy this blog? Please spread the word :)