30 de Abril, 2024

Praça das Redes

Jornalismo cidadão | Redes e Comunidades

Rede LIKE – Encontro de Lisboa teve lugar em Maio

O encontro de Lisboa realizadoa 24, 25 e 26 de Maio de 2017 teve por tema central a Cooperação.

Na sessão de abertura realizada nos paços do Concelho em Lisnoa estiveram presentes individualidades diversas que colocaram o debate sobre o desenvolvimento da Europa em termos de relação fundamental com a cultura.

O CONVITE QUE FOI DIRIGIDO ÀS ENTIDADES MEMBROS DA REDE DLBC LISBOA

CONVITE À PARTICIPAÇÃO NO ENCONTRO DE LISBOA DA REDE LIKE

LIKE – rede das cidades e das regiões europeias pela cultura  LIKE – le réseau des villes et régions européennes pour la culture
“Qual é o tipo de cooperação que é necessária para a cultura?”

24 – 26 de Maio 2017 | Câmara Municipal de Lisboa | Museu do Fado  | Almada | Teatro Municipal Joaquim Benite Almada http://www.likeculture.eu/actualite/le-rendez-vous-de-lisboa?lang=en | http://www.likeculture.eu/actualite/le-rendez-vous-de-lisboa
LIKE é uma rede que reúne uma centena de instituições dos diversos níveis de representação autárquica e da administração descentralizada (cidades, comunidades intermunicipais, regiões) e instituições culturais europeias, comprometidas com o desenvolvimento e as políticas culturais locais em colaboração intersetorial. No quadro do Programa [R]évolution, a Rede LIKE organiza 6 eventos em 6 países na Europa, sobre temas  cruciais da cultura na Europa.

Houve um primeiro Encontro em Bruxelas em 8-10 de Fevereiro de 2017. Realiza-se agora o segundo em Lisboa sob o lema “Qual é o tipo de cooperação que é necessária para a cultura?”
O Encontro de Lisboa é organizado em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, a cidade de Almada, a Fundação Serra Henriques e com a Associação das Regiões Fronteiriças Europeias. Este evento centra-se no tema da cooperação cultural entre os territórios no contexto mais amplo da política de coesão europeia. Conta com a presença Ministro da Cultura Luis Filipe Castro Mendes e de Karl-Heinz Lambertz, Vice-Presidente do Comité das Regiões. Outros oradores de alta qualidade irão contribuir para os debates e a reflexão sobre o papel da cultura na política de coesão europeia e o impacto da cooperação cultural e artística no reforço do tecido territorial europeu.

A LIKE teria um grande prazer em acolher neste evento organizações da Região de Lisboa com intervenção cultural, que funcionam em rede e que pretendem ir mais além nestes processos de cooperação.
Está prevista uma fase de Networking no Programa com início às 13h00 de dia 25 de maio no Museu do Fado (seguido de almoço) e de tarde em Almada será apresentada a rede e uma nova Ferramenta  – LOGIN – reforçando o tema da Cooperação em rede. Por fim sera apresentado um espectáculo.

13h00    Networking : Participation intersectorielle et engagement des parties-prenantes
dans les projets culturels pour “rendre leur voix à ceux qui n’en ont pas”: 3 exemples

14h00    Déjeuner, pause-café
15h30    Transfert à Almada
16h30    Mots d’accueil
Joaquim Judas, Maire d’Almada

16h40    Visites et présentation des politiques culturelles de la Ville d’Almada
Antonio Sousa Matos
, Adjoint au Maire en charge de la culture, Municipalité d’Almada

17h00    Présentation des projets et acteurs culturels locaux
18h00    Présentation LOGIN
Francesco Morelli, Chargé de communication, LIKE

18h30    Networking, snacks and drinks

19h30    “In a better world” @Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada

Independentemente de uma participação no Encontro na sua globalidade, para a qual este convite também remete de forma gratuita, VIMOS CONVIDAR A VOSSA ORGANIZAÇÃO A ESTAR PRESENTE (de forma gratuita também) nos momentos de Nerworking para estabelecermos um quadro de cooperação que seja útil para OS ACTORES DA CULTURA que desejam fomentar políticas locais em articulação com as autarquias locais e os sistemas de gorvernança nos territórios.

Para INSCRIÇÃO solicita-se o preenchimento do formulário abaixo indicado, como PARCEIRO / PARTNER e com a referência ALDA-CMITOS ,  NO FINAL DO NOME da organização.

https://docs.google.com/forms/d/1ywLGvNJ99kAL7hEhnGubqo6TQO9TiiShNfEsv3kKp8M/edit

A Rede LIKE é membro da ALDA – Associação Europeia para a Democracia Local e a Caixa de Mitos é entidade embaixadora da ALDA a nível europeu.

A ALDA e a Caixa de Mitos gostariam que a cooperação nacional e europeia se alargasse e fortalecesse no campo da cultura e vêm disponibilizar este quadro de INTERACÇÃO e de CONTACTOS nos diversos países da UE e da Europa de forma mais geral.

Caso a vossa organização se venha a inscrever , solicita-se que enviem mail para carlosribeiro@caixademitos.com . Anexos elementos de programação.

Fico à disposição para todos os esclarecimentos e outros apoios necessários,
Cordiais saudações
Carlos Ribeiro

La coopération : cette notion est au cœur de notre travail en tant que réseau. Parce qu’elle s’est avant toute chose construite sous l’ombrelle de ses principales devises – la concurrence et de la compétitivité – l’Europe semble avoir aliéné la culture de la coopération et de la collaboration entre partenaires européens. Et alors que les citoyens de l’UE expriment de plus en plus leur rejet des institutions européennes, les estimant de plus en plus éloignées d’eux, il est nécessaire aujourd’hui de réinventer la coopération et ses modalités d’inclusion, de bonne gouvernance et de relation aux territoires.

ALMOÇO NO MUSEU DO FADO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © CAIXA MÉDIA | All rights reserved. | Newsphere by AF themes.