24 de Abril, 2024

Praça das Redes

Jornalismo cidadão | Redes e Comunidades

Fundão

José Alberto Rio Fernandes, Geógrafo, Presidente da Associação Portuguesa de Geografia

Podemos ser passivos e reativos, dizendo mal e de tudo e de todos, dando a nossa situação – que queríamos melhor – como responsabilidade dos outros. Durante anos a fio que ouço comerciantes criticarem hipermercados e shoppings, ou quase todos a darem por incompetentes quem gere o Estado, responsáveis por tudo o que nos falta (mais ainda se somos funcionários públicos).

Mas também podemos ser proativos e, apesar de todos os constrangimentos, fazer melhor, a partir do que somos e com o que temos.

O caso do Fundão e o exemplo do seu presidente deveriam ser mais conhecidos. Ele herdou uma Câmara em situação de falência. Tinha (e tem) à porta a autoestrada onde o quilómetro percorrido é o mais caro do país e o concelho fica bem no dito “interior”. Além disso, quando foi eleito, a taxa de desemprego era elevadíssima e a ação do governo era mais conhecida pelos cortes que pelo investimento. Esperar-se-ia dele o discurso do “coitadinho”, algum “deixa andar” e medidas de protecionismo dos “meus”: fixar pessoas (coisa terrível essa de amarrar pessoas) e proteger empresas locais e instituições da região (o que é contrário à promoção do mérito).

Mas, não. Arriscou, como fazem os proativos! Tentou fazer melhor e abriu Fundão ao mundo. De mala na mão, como lhe ouvi dizer há dias num encontro em Aljustrel, foi atrás de técnicos que quisessem criar empresas no Fundão (no domínio da informática, sobretudo), articulou com todas as universidades formação de qualidade, promoveu o ensino de programação nas escolas e deu uso ao pavilhão multiusos, onde hoje trabalham centenas de pessoas vindas de todo o mundo. Entre outras coisas que fez e faz.

Proatividade e uma estratégia ajudam muito. E paixão pelo que fazemos. Parabéns, Paulo Bernardes Fernandes.

Reprodução autorizada pelo autor da Crónica regular no JN

José Alberto Rio Fernandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © CAIXA MÉDIA | All rights reserved. | Newsphere by AF themes.