28 de Março, 2024

Praça das Redes

Jornalismo cidadão | Redes e Comunidades

Utilizar mais e melhor as TIC na educação de adultos

É já no dia 18 de Julho que se realiza no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa o seminário de divulgação dos resultados do projecto StepUp que decorreu nos últimos anos com o apoio do Erasmus+. Um conjunto de soluções apoiadas em ferramentas de fácil utilização foram organizadas e desenvolvidas por um grupo alargado de parceiros europeus entre os quais consta o IEUL que tem investido em iniciativas inovadoras neste campo particularmente desafiante das TIC na Educação de Adultos.

Fernando Costa que nas suas funções de Embaixador EPALE tem vindo a sensibilizar os diversos actores da educação de adultos para a importância das novas formas de aprendizagem integra a Equipa de Projecto com Paula Guimarães e Joana Viana, todos do IEUL com fortes ligações ao e-learning e á literária digital de adultos.

O projecto que é apresentado no site da iniciativa nos termos abaixo descritos, assume objectivos estruturantes na educação e formação de adultos ao eleger os objectivos fundamentais de “fazer uma melhor utilização das TIC para permitir o acesso a mais pessoas, explorar novas oportunidades para o ensino e a formação a distância e, em última instância, melhorar a qualidade da formação que é proporcionada“.

“Uma educação e uma formação de qualidade são fatores importantes para promover um desenvolvimento inteligente, sustentável e inclusivo. A educação de adultos pode contribuir significativamente para atingir esse objetivo. Sendo já uma referência explícita na agenda da UE desde 2006, a qualidade da aprendizagem dos adultos é sublinhada, em 2011, na Renewed European Agenda for Adult Learning, apontando em particular para a importância de fazer uma melhor utilização das TIC para permitir o acesso a mais pessoas, explorar novas oportunidades para o ensino e a formação a distância e, em última instância, melhorar a qualidade da formação que é proporcionada.

O desenvolvimento profissional e a qualidade dos educadores e formadores são, nesse contexto, vetores importantes para melhorar a qualidade da aprendizagem dos adultos, contribuindo de forma significativa para a aquisição e o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e valores. Assumindo cada vez mais o papel de estimular e facilitar as aprendizagens de cada um, é necessário que os formadores adquiram novas competências profissionais para trabalhar em novos ambientes de aprendizagem on-line, para incluir estratégias de aprendizagem baseadas nas tecnologias de informação e comunicação (e-learning ou sistemas híbridos) e para orientar e apoiar os alunos adultos ao longo do seu processo de aprendizagem e de desenvolvimento.

Algo que é especialmente desafiador uma vez que muitos contextos de educação de adultos não dispõem ainda de formadores de adultos qualificados, isto é, formalmente preparados, sendo muitas vezes assegurados por profissionais, ainda que motivados, sem grande experiência com alunos adultos ou sem uma preparação específica adequada, principalmente para o uso do potencial pedagógico das tecnologias digitais hoje disponíveis.

O grupo-alvo do projeto AAA-StepUp2-ICT são todos aqueles profissionais que de alguma forma lidam com adultos e que, por isso, podem ter um impacto direto sobre as suas aprendizagens e o seu desenvolvimento pessoal e social. O projeto AAA-StepUp2-ICT centra-se precisamente no fortalecimento da dimensão pedagógica do uso das tecnologias digitais dos educadores de adultos nos seus contextos ocupacionais específicos”.

Fernando Costa | Foto IEUL

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © CAIXA MÉDIA | All rights reserved. | Newsphere by AF themes.