19 de Abril, 2024

Praça das Redes

Jornalismo cidadão | Redes e Comunidades

Coletânea Homens e Ofícios de Mariano Gago relançada pela Ulmeiro

Lucilia Salgado, professora-investigadora, APCEP – Associação Portuguesa para a Cultura e a Educação Permanente

Mais conhecido na área da Ciência e em funções políticas a atividade de Educação de Adultos, numa perspetiva de educação permanente, é menos evidente na obra de Mariano Gago.

O seu trabalho com portugueses emigrantes em Paris, depois continuado na Universidade Operária em Grenève encontra-se bem elucidado na coletânea de textos Homens e Ofícios, concebida para atividades de educação de adultos com baixas qualificações escolares.

Após uma primeira edição com apoio da UNESCO (1978) seguiram-se uma segunda e terceira (1982) realizadas em Portugal e financiadas pela Direção Geral da Educação de Adultos. A Editora Ulmeiro, propõe agora, uma quarta edição deste “manual de fichas para exploração temática” que dê continuidade à atividade educadora desenvolvida por Mariano Gago na emigração no sentido de “estimular a produção de material próprio por associações culturais, grupos de bairro, escolas, quer em Portugal quer na emigração (…)”. É assim uma proposta de Literacia no campo da Educação de Adultos que a Editora Ulmeiro e a APCEP agora apresentam.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © CAIXA MÉDIA | All rights reserved. | Newsphere by AF themes.