Leitura abre portas a melhor futuro
Fonte APCEP | @pracadasredes
A interrogação inicial por que é que muitas crianças dos meios populares têm insucesso à entrada para a escola e/ou não aprendem a ler? é o ponto de partida para a realização da ação de formação que a direcção da APCEP – Associação Portuguesa para a Cultura e a Educação Permanente vai dinamizar, com a denominação Pais e Filhos em literacia, em junho e julho do corrente ano.
A iniciativa formativa é apresentada nos seguintes termos:
“Neste encontro de formação de 10 horas, divididas em 4 sessões, vamos debater o problema do (in)sucesso escolar e o papel que a comunidade e a família podem aí desempenhar num período de confinamento, ou de lazer, ou de férias escolares, para crianças originárias de famílias de baixas qualificações escolares.
Ajudar as crianças
Procura-se, inserido em atividades de lazer (objetivos: descansar, divertir, desenvolver), mas também de tempo de estudo em casa, ajudar as crianças a fazer um projeto pessoal de leitor (criar a necessidade e vontade de ler, desenvolver representações sobre a funcionalidade da leitura e da escrita, desenvolver concetualizações sobre leitura e escrita) e envolver a comunidade para a intervenção dos encarregados de Educação.
Objetivos das sessões
Ao longo das sessões vamos:
- Compreender o problema de forma fundamentada
- Identificar formas de atuar de modo a atingir os objetivos
- Desenvolver atividades
- Criar um projeto de intervenção
Organização e inscrições
As ações de formação realizam-se através de Webinário ZOOM e terão lugar às terças-feiras, no horário mais votado a escolher até 20 de junho :
- Entre as 9:30h e as 11:30h ou
- Entre as 17:30h e as 19:30h
Dias 23 e 30 de junho e 7 e 14 de julho.
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1V8mAt_xOU1-Ul8edUJqp1RrBFmGMRqwl5m4ZMUomdgo/edit “
Foto © Barco Biblio (Laos ) site Vai Lendo