18 de Abril, 2024

Praça das Redes

Jornalismo cidadão | Redes e Comunidades

Viajantes da amizade

@ Praça das Redes | Com texto e foto da ICreate – VN Poiares

Vera Carvalho e a ICreate fizeram um pequeno balanço da iniciativa do Clube dos Velhos Amigos que implementou neste período COVID-19, a par da Linha da Amizade, uma Plataforma de animação online e vários ateliês. Uma interrupção é anunciada mas com uma promessa de regresso depois das férias e de alguma reestruturação.

Segue o texto da ICreate sobre o tema:

A APP da iCreate e a Linha da Amizade “vão de férias” mas voltam…

Com o regresso às atividades presenciais que está programado para o dia 14 de Julho, e também porque nos meses de Verão será mais difícil assegurar a participação dos parceiros e da equipa, devido a férias, decidimos que durante os meses de Julho e Agosto, não serão desenvolvidas atividades na nossa plataforma online, assim como, a Linha da Amizade também só estará disponível até 30 de Junho de 2020. No entanto, os meses de Julho e Agosto serão cruciais para que a nossa equipa inicie o processo de reestruturação das atividades que surgiram no âmbito da Covid-19, como é o caso, da plataforma online e da Linha da Amizade, projetos aos quais pretendemos dar continuidade mas em moldes diferentes, a partir de Setembro.

Ambas as soluções visaram dar continuidade ao trabalho realizado em prol do envelhecimento saudável e participativo, no decorrer dos nossos ateliês presenciais do Clube dos Velhos Amigos, e de continuarmos a fazer companhia às pessoas que se encontravam em isolamento devido ao confinamento, lançámos a 13 de Abril a plataforma online app.icreatepoiares.pt e a Linha da Amizade através de 2 números gratuitos: 302 001 242 / 302 001 243, disponível de Segunda a Sexta-feira, das 10h00 às 18h00.

Durante 11 semanas (13 de Abril a 27 de Junho), foram disponibilizadas 132 sessões, que continuam online, devidamente organizadas por meses, para serem vistas e revistas sempre que os utilizadores assim o entenderem. Para além da nossa equipa, Alda Oliveira, Christobel de Cruz, Fátima Carvalho, Inês Silva e Vera Carvalho que esteve semanalmente presente na dinamização dos vários ateliês, consoante, a formação de cada elemento, contámos também com a participação dos seguintes parceiros, aos quais mais uma vez agradecemos a disponibilidade e empenho neste projeto:
– Centro Bebés e Barriguitas, representado pela fisioterapeuta Patrícia Castanheira;
– Cuide de si com Amor, representada por Elsa Borges;
– EPALE Infonet, representado por Carlos Ribeiro;
– Ginásio Holmes Place de Coimbra, representado pelo instrutor Diogo Andrade;
– Homeopata Vera Gamas;
– LMI, de Vila Nova de Poiares, representada por Miguel Santos;
– Plesse Cosmética Natural, representada pela farmacêutica Lurdes Graça;
– Psicóloga e Hipnoterapeuta Rita Silva;
– Professor de Cavaquinho, Álvaro Oliveira;
– Celeste Vieira através da colaboração mensal nas sessões de Mindfulness;
– Time4Family, representada pela animadora Dulce Janeiro.
De salutar também que para além da nossa equipa e dos parceiros mencionados, também alguns dos nossos Velhos Amigos participaram ativamente na elaboração de trabalhos, nomeadamente, em tricô, que foram divulgados através do Ateliê Lãs Solidárias, que decorria à Quarta-feira às 15h00.

Recebemos alguns feedbacks sobre a nossa plataforma, que nos deixaram muito felizes e realizados pelo trabalho que nos disponibilizámos a fazer, em tão pouco tempo, e numa vertente na qual nunca tínhamos trabalhado, isto é, em aulas online. Para além disso, através dos feedbacks que recebemos, e que partilhamos alguns, foi possível percebermos que estamos a alcançar um público diversificado, intergeracional e que nos acompanha de várias partes do país.

Por fim, é importante salientar que ao longo de cerca de 2 meses e meio de plataforma online, conseguimos alcançar 3500 visitantes, numa média de 50 visitantes/dia.

Assim, como o regresso às atividades presenciais impossibilitam a continuidade de um trabalho que envolve vários parceiros e voluntários, e apesar das sessões da APP e a disponibilidade da Linha da Amizade “irem de férias” garantimos que vamos voltar a estas soluções a partir de setembro, mas noutros moldes.

Agradecemos a todos os que viajaram connosco nesta aventura. Se vos fizer sentido, deixem o vosso comentário nesta publicação, sobre o trabalho que desenvolvemos através destes projectos durante estes dois meses.

Até já.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © CAIXA MÉDIA | All rights reserved. | Newsphere by AF themes.