25 de Abril, 2024

Praça das Redes

Jornalismo cidadão | Redes e Comunidades

Marias da Candelária

@ Praça das Redes | 20 julho 2020 | Histórias de Navegadores Confinados | com Maria Raimundo – Candelária, Açores

São muitas que andam, para cá e para lá, a puxar pela freguesia, sendo que aqui se dá voz à Raimunda. Os jovens da terra, agarram-se ao Terra Jovem e procuram outros rumos ligados ao desenvolvimento rural. No terreno agrícola experimentam e partilham, aprendem uns com os outros e constroem novas propostas de produção e de venda com olhos postos no agroalimentar e nas produções de escala maior como é o caso dos morangos.

Maria Raimunda avisa logo no início “Com a chegada da pandemia do COVID-19 tivemos que ficar em casa para não ficarmos contaminados e para prevenir a propagação da doença”.

Outros terrenos

E logo de seguida “No projeto Terra Jovem tivemos que fazer teletrabalho pois não podíamos ir trabalhar para o terreno”.

E a mudança de contexto forçou a uma nova operacionalização das atividades “Enquanto que estávamos em casa tivemos que fazer desafios”, ou seja, a comunicação entre os próprios jovens e até com a população local fazia-se agora em várias frentes sendo objetivo não-explicitado manter os contatos e as ligações ativas. Vários temas foram lançados “por exemplo os óleos essenciais para o corpo e para o cabelo e o desenvolvimento de talentos”.

Desafios para comunicar

Adianta ainda Maria “fizemos um desafio para ganhar um cabaz de uma frutaria e tivemos que tirar uma foto das paisagens da janela/ porta da nossa casa”. Enfim, confinados, mas envolvidos em inúmeras atividades locais.

“Tivemos a ideia de fazer caixas solidárias para colocar alimentos para pessoas que passavam necessidades durante a pandemia” conclui com o orgulho que a juventude da Candelária ostenta quando se trata de solidariedade social.

© fotos cedidas pot Maria Raimundo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © CAIXA MÉDIA | All rights reserved. | Newsphere by AF themes.