19 de Março, 2024

Praça das Redes

Jornalismo cidadão | Redes e Comunidades

Aprender línguas a partir de metodologias de educação não-formal

À descoberta de projetos e experiências inspiradoras

Aprender línguas a partir de metodologias de educação não-formal

As experiências e os projetos neste domínio da aprendizagem das línguas estrangeiras na base de metodologias e estratégias de educação não-formal são muitas e diversas. O que poderá ter interesse é estabelecer relações operacionais entre essas referências positivas e o contexto específico dos Centros Qualifica na sua relação com os adultos e e com os processos de Reconhecimento e Validação de Competências.

Na prática sabemos que estaremos no campo da formação e não no do RVCC. Isto significa que os objetivos situam-se principalmente em novas aprendizagens e não na descoberta e valorização de competências desenvolvidas nos percursos de vida pessoal, profissional ou social.

O esforço poderá consistir em dinamizar processos formativos que se inscrevam em experiências vividas pelos adultos em situação de aprendizagens diversas, no caso focando as metas nas capacidade de comunicação em línguas estrangeiras.

Ir à procura de boas referências neste domínio da educação-formação não-formal, para apoiar estratégias de desenvolvimento, eis a meta deste Bloco À descoberta de projetos e experiências inspiradoras.

Comecemos pelo Teatro e pela experiência dinamizada por uma parceria europeia na qual o Grupo de Teatro ASTA, da Covilhã, teve um papel relevante,

Uma primeira base documental o MANUAL que foi produzido no quadro do projeto TELL ME.

Voltaremos ao assunto, muito brevemente.

Carlos Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © CAIXA MÉDIA | All rights reserved. | Newsphere by AF themes.