26 de Abril, 2024

Praça das Redes

Jornalismo cidadão | Redes e Comunidades

A leitura, para que serve?

APONTAMENTO DO DIA| Leitura

Li muitos livros, mas esqueci a maioria deles. Mas então, qual é o propósito da leitura?


Esta foi a pergunta que um aluno fez ao seu professor. Este último não respondeu naquele momento. Porém, alguns dias depois, enquanto ele e o jovem aluno estavam sentados perto de uma fonte de água, o professor pediu à criança que trouxesse água através de um velho coador sujo que não estava muito longe deles.


O aluno ficou perplexo com o pedido, mas começou a realizar aquela tarefa absurda.
Cada vez que ele mergulhava o coador na fonte, ele não conseguia nem dar um passo em direção ao professor porque aquele esvaziava-se.


Ele tentou e tentou dezenas de vezes, correndo cada vez mais rápido, mas a água derramava-se no caminho.
Exausto, sentou-se ao lado do professor e disse-lhe: “não lhe posso trazer água com esta peneira. Perdoe-me por não ter saciado a sua sede”.
Não, respondeu o professor, sorrindo “tu não falhastes. Olha o coador, agora está limpo, está como novo. A água, que se filtrou através dos seus orifícios, limpou-o”.


“Quando lês livros, és como o coador e os livros são como a água desta fonte. Não importa se não consegues guardar na memória toda a água que eles deixam fluir em ti, porque os livros, com suas as ideias, as suas emoções, os seus sentimentos, os seus conhecimentos, as suas fugas, vão limpar a tua mente. Este é o propósito da leitura.

  • N. P. Madisson

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © CAIXA MÉDIA | All rights reserved. | Newsphere by AF themes.