19 de Março, 2024

Praça das Redes

Jornalismo cidadão | Redes e Comunidades

De sorriso nos olhos

José Alberto Rio Fernandes

A caminho do desconfinamento, vamos despertando para um “novo normal”. Andaremos alguns meses relativamente afastados uns dos outros, mas, ao mesmo tempo, seguimos juntos!
Teremos regras. Fala-se até de limitações no acesso à praia. Inimaginável! Todavia, compreensível. Ainda que pareça complicado, dada a extensão da nossa costa: 800km só na parte continental!

Preparar o regresso

É bom haver regras. E planeamento. Também nas cidades, preparando-as para o nosso regresso, em condições que promovam o afastamento, ou seja, o nosso bem-estar. Ainda que o essencial seja o civismo e nada substitua a capacidade de cada um de nós respeitar o espaço do outro e as indicações que o Governo, a DG de Saúde e a Câmara Municipal nos façam chegar.

Como contributo, modestíssimo, seguem sugestões a esse planeamento, a precisar de afinação e desenvolvimento:

Empregadores
– Os grandes empregadores (ou suas associações) poderiam, talvez, além de favorecerem o tele-trabalho (sempre que possível e de preferência parcial), alargar os horários de serviços essenciais e, em articulação entre si, coordenar horas de entrada e saída diferentes, fazendo com que as “horas de ponta” sejam “achatadas”, facilitando assim a possibilidade das pessoas não se juntarem nos transportes públicos, evitando também as filas de automóveis;

Municípios
– Os municípios poderiam definir sentidos únicos de circulação a pé nos passeios, sempre que sejam estreitos (como já vi fazer na Régua), reforçar a pedonização de ruas e considerar, já, um aumento significativo do espaço de estar e de repouso para as pessoas, em praças e jardins, sem esquecer a salvaguarda do espaço de passagem.
Mas, o que vai ser essencial mesmo? O nosso civismo! De máscara na boca e nariz e, se possível, de sorriso nos olhos!

José Alberto Rio Fernandes (JN 29Abril2020) – reprodução da crónica com autorização do autor.

Subscribe to our newsletter!

[newsletter_form type=”minimal” lists=”undefined” button_color=”undefined”]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © CAIXA MÉDIA | All rights reserved. | Newsphere by AF themes.