Ler um livro, uma tarefa simples para os adultos açorianos
Carlos Ribeiro | Praça das Redes , 20 de Março de 2020
A Rede Valorizar, que na Região Autónoma dos Açores abarca vários domínios de intervenção no plano das qualificações e do desenvolvimento de competências, também tomou as suas medidas e as indicações são claras. Acir Meireles coordenador da Rede e dinamizador das equipas que se encontram espalhadas pelas diversas ilhas da Região Autónoma tem a seu cargo a orientação deste processo de adaptação forçado pelo COVID-19.
Orientações precisas
Nos termos do comunicado da REDE VALORIZAR as acções a empreender são simples e imediatas “Os adultos em processo de RVCC sabem que há três atividades para fazer que podem iniciar logo que possível”
A primeira actividade implica estabelecer uma clara interacção com o universo das plataformas e dos meios de comunicação a distância:
“Atividade 1 – Inscrever-se na plataforma NAU e realizar ao menos um dos seus cursos à distância”.
Estaremos com esta actividade no plano da auto-formação e com possibilidade de escolha, o que fornece um quadro de flexibilidade particularmente interessante.
Actividades
Uma segunda actividade está directamente ligada à promoção da leitura. “Atividade 2 – Ler um livro e elaborar o seu resumo e análise crítica”.
E, finalmente, uma terceira orientada para aspectos operacionais relacionadas com o Europa.
“Os adultos que já concluíram a formação de Inglês podem ainda preencher o passaporte de línguas.
Fica assim estabelecido um primeiro quadro de trabalho e de interacção entre adultos inscritos no Valorizar e os animadores/formadores.