ACELERADOR | As partículas
Desde sempre que, no RVCC, as interações me interessam e até me intrigam. As interações entre as três componentes que estruturam a competência, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que, para produzirem o efeito desejado na ação, precisam de ser combinadas de forma adequada num processo agregador e criativo principalmente orientado para a eficácia.
Trata-se de um processo combinatório dinâmico, ou seja, realizado em contexto concreto e relacionado com a necessidade de agir. Desta forma a operação “demonstrar competência” é sempre um resultado que só pode ser evidenciado na ação.
Vem esta abordagem a propósito do Acelerador que aí vem e que podemos imaginar como um grande LHC, um acelerador de partículas, cuja intenção poderá ser provocar colisões positivas.
Se as partículas forem as componentes da competência e elas vierem a ser aceleradas, em processos combinatórios diversos e na ação então poderemos imaginar um NOVO MODELO para que as interações das “partículas” evidenciem a competência. A História de Vida e Balanço de Competências devidamente articulados dariam agora lugar a um grande ESPAÇO DE ACELERAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS em contexto real.
Tratar-se-ia de produzir evidências, em processos ativos com capacidade para revelar exteriormente as combinações utilizadas, sendo o ponto de partida a base declarativa do “candidato”.
Se for nesta linha, ou nesta zona de investigação-ação, poderemos ir ao encontro das virtudes de um Acelerador que pode vir a revolucionarizar o RVCC em Portugal.
Declaração, Aceleração e Ação e que mil colisões floresçam!
Carlos Ribeiro, 26 de maio 2021
Foto destaque: Experimento Atlas, do LHC – Foto: Maximilien Brice/CERN