19 de Abril, 2024

Praça das Redes

Jornalismo cidadão | Redes e Comunidades

Dois portugueses na liderança da educação de adultos na Europa

Carlos Ribeiro – Caixa de Mitos

Foi Etelberto Costa, activista bem conhecido de todos aqueles que se envolvem em processos de inovação na educação, que nos deu a notícia, “Ontem foi um dia histórico para a Educação e Formação de Adultos em Portugal. Na Assembleia Geral da LLLplatform – Plataforma Europeia para a Aprendizagem ao Longo da Vida, em Bruxelas, houve eleições e, pela primeira vez, Portugal assume a Presidência (LUís Costa – EfVET/Anespo) e uma Vice-presidência (Susana Oliveira – EAEA/EPATV).

Luis Costa que representa a ANESPO- Associação Nacional das Escolas Profissionais na estrutura europeia da Formação Profissional, o Fórum Europeu para a Formação Profissional foi eleito presidente da Plataforma Europeia que reúne as diversas instituições europeias sectoriais numa função de lobby e de promoção de políticas europeias numa base integrada.

Por sua vez Susana Oliveira, que representa a EPATV – Escola Profissional Terra Verde na AEEA – Associação Europeia para a Educação de Adultos desempenhando neste momento a função de Vice-Presidente daquela associação europeia, foi agora eleita para Vice-Presidente da Plataforma Europeia para a Aprendizagem ao Longo da Vida.

Etelberto Costa na sua comunicação aos seus pares portugueses da Educação de Adultos demonstrou um grande entusiasmo com esta eleição de dois compatriotas para as funções de topo de uma instituição de importância maior nas lides europeias, nos seguintes termos, “Esta é uma oportunidade e deve ser motivo para todos/as darmos apoio e colaborar e cooperar com eles nos seus desígnios para a missão espinhosa que têm pela frente, no início do período de transição entre QCA- Quadros Comunitários de Apoio. Por mim terei sempre presente no dia a dia o que posso fazer mais para os ajudar nessa missão. E desejo que todos/as o considerem também.
Os MEPs (deputados europeus) têm dedicado muito pouco tempo a esta causa, apesar de Portugal ser o país da UE com maior debilidade nos índices. A plataforma LLLP tem uma abrangência de propósito tratando a ALV – Aprendizagem ao Longo da Vida como ela deve ser: “do berço até ao túmulo”. E vai iniciar-se um novo ciclo politico em Portugal em que a necessidade absoluta de passar das palavras aos atos, se exige! Mas também na Europa e eles serão os Cavaleiros Portugueses para o fazerem! Um abraço de saudação de um LongLife Learner para o Luís e a Susana. Mantenham o Bom Trabalho e continuem a prestigiar-nos!”

Nos próximos dias teremos certamente mais novidades sobre as vertentes programáticas deste novo ciclo da Plataforma e certamente será uma boa ocasião para serem divulgadas novas perspectivas para a Educação de Adultos na Europa.

Luis Costa e Susana Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © CAIXA MÉDIA | All rights reserved. | Newsphere by AF themes.